domingo, 9 de setembro de 2012

Dicas de Ginástica by Giselle Barros

Exercícios localizados x Exercícios aeróbicos

Existem muitos mitos sobre as atividades que trabalham exercícios localizados e aeróbicos, estudos científicos revelam a eficácia de cada atividade e seus objetivos, cada individuo possui um metabolismo e reage conforme a combinação de exercícios e disciplina no treino.
Os exercícios localizados, como o próprio nome diz localizado, da ênfase a um grupo muscular, onde são executados series de exercícios conforme a sua necessidade, com intuito de enrijecer e ganhar resistência muscular ao grupo solicitado. Existem utopias referentes a esta atividade em que ela acaba perdendo a gordura localizada de um determinado grupo muscular, isto não ocorre, meramente por fatores metabólicos, pois a gordura é utilizada como fonte energética a partir de exercícios de alta intensidade ou de maior tempo em execução. Existem vários benefícios dos exercícios localizados ,como a resistência muscular localizada, moldura da postura, perca de gordura geral, diminuição dos riscos de lesões, e ainda fortalece regiões como o core: abdômen, lombar e glúteo, que é o centro do nosso corpo, sendo a base para nossa força geral. Exemplos de atividades localizadas: exercícios com carga moderada, trabalhando os músculos como peitorais, costas, ombros, braços, abdome, pernas e glúteos etc..
Já os exercícios aeróbicos, são atividades que exigem uma capacidade de oxigenação alta, utilização de oxigênio constante, durante determinado tempo ou intensidade, trabalhando a parte cardio - respiratória de uma maneira mais objetiva e acentuada, a resistência geral do nosso organismo é melhorada significamente, e depois de alguns estudos referente a pratica de atividades aeróbicas durante algum tempo, deparamos com modificações em nosso organismo, favorável a nossa saúde. Exemplos de atividades aeróbicas: correr, pedalar, nadar, ginásticas aeróbicas etc...
Os dois juntos são extremamente importantes para um bom resultado, a queima de calórica e o fortalecimento, e por isso eles devem andar sempre juntos, o ideal é equilibrar os exercícios conforme o seu objetivo e necessidade, alimentação e suplementação proporcionais, e é claro com um treino personalizado, instruídos por um ou mais profissionais da área e com orientação médica, e disciplina nos treinos e muita energia para concluir seu objetivo.
Pratique atividade física, faz bem para o corpo, mente e a alma!
Abraços

Profª. Giselle Barros
Graduada no Curso Educação Física Licenciatura e Bacharelado
Pós graduada em Treinamento Desportivo
CREF 085057 G/SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário