sexta-feira, 9 de março de 2012

Pilates



PILATES
                                               Por Giselle Barros

O Pilates é uma tendência mundial e se enquadra dentro da atividade física moderna, e cada vez mais atua na necessidade do bem estar, saúde e também a recuperação. Esse método desenvolvido por Joseph Hubertus Pilates (1880-1967), nascido na Alemanha, Joseph passou sua infância marcada por uma saúde frágil, apresentada por algumas doenças: como asma, febre reumática e raquitismo. Por este motivo, ainda jovem se especializou na anatomia humana, fisiologia, cultura física, mergulho, esqui e ginástica. Aos 32 anos se mudou para a Inglaterra e trabalhou como artista de circo, lutador de boxe e treinador de autodefesa de detetives ingleses.
O método Pilates, entre muitas, auxilia na consciência corporal, fortalecendo os músculos fracos, alongando os músculos, atua na melhora da flexibilidade, no equilíbrio e ainda aumenta a mobilidade das articulações. Os movimentos são leves, sincronizados com a respiração, alias importantíssimo para o bom desempenho da aula e são realizados com movimentos lentos e controlados, visando principalmente os músculos abdominais, glúteos e lombares, que estão localizados na região central do nosso corpo, assim fortalecendo - os. O alinhamento postural é importante em cada exercício, auxiliando na melhora da postura global do praticante.


Existem varias formas de trabalhar o Pilates, com muitas opções de materiais: como bolas suíças (Balness), os elásticos, aros elásticos, rolos e bastões. Também em níveis avançados, como o estúdio completo com aparelhos de alto nível, e exercícios específicos e com maior intensidade. No Pilates com a bola, trabalha-se com as camadas mais profundas da musculatura de maneiras eficazes. A bola permite que a coluna e os glúteos fiquem apoiados, sem interferir na execução ideal dos exercícios, pois é muito comum que os músculos mais fortes "roubem" o direcionamento da força.

As aulas apresentam:

§  Exercícios suaves e eficazes;
§  Poucas repetições dos movimentos;
§  Repertório extenso de exercícios;
§  Aulas únicas, sem monotonia;
§  Utilização de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;
§  Não há desgaste físico;
§  Resultados rápidos e eficazes;
§  Correção postural naturalmente.

Benefícios:

§  Aumenta a resistência física e mental;
§  Alongamento e maior controle corporal;
§  Correção postural;
§  Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
§  Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
§  Melhora da coordenação motora;
§  Maior mobilidade das articulações;
§  Estimulação do sistema circulatório e oxigenação para o cérebro;
§  Fortalecimento dos órgãos internos;
§  Aumento da concentração e equilíbrio.

Atividade física é saúde, autoestima, interação e prazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário