domingo, 4 de março de 2012

Hérnia de Disco


Hérnia de Disco

A coluna vertebral é composta por vértebras, em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.
Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, a extrusão de massa discal que se projeta para o canal medular através de uma ruptura da parede do anel fibroso. O problema é mais freqüente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.
Hérnia discal é a herniação do núcleo pulposo através do anel fibroso, constituindo-se como uma das principais causas de dor lombar (CECIL, 1992). Quando há uma herniação medial, envolve a medula espinhal diretamente, pode haver pouca ou nenhuma dor, ou dor na distribuição radicular bilateral. Sendo que, em muitas vezes, as dores são sentidas em local distantes da herniação do disco (CECIL, 1992).
A hérnia de disco surge como resultado de diversos pequenos traumas na coluna que vão, com o passar do tempo, lesando as estruturas do disco intervertebral, ou pode acontecer como conseqüência de um trauma severo sobre a coluna. A hérnia de disco surge quando o núcleo do disco intervertebral migra de seu local, no centro do disco para a periferia, em direção ao canal medular ou nos espaços por onde saem as raízes nervosas, levando à compressão das raízes nervosas.
Ah 3 tipos de herniações:
  • Protrusas: quando a base de implantação sobre o disco de origem é mais larga que qualquer outro diâmetro.
  • Extrusas: quando a base de implantação sobre o disco de origem é menor que algum dos seus outros diâmetros ou quando houver perda no contato do fragmento com o disco.
  • Seqüestradas: quando um fragmento migra dentro do canal, para cima, para baixo ou para o interior do forâmen.
Os principais sintomas são: A compressão (pinçamento) que a hérnia de disco efetua sobre alguns nervos causa os sintomas; Dor na coluna;hernia de disco e dor; Dor na coluna e perna (e/ou coxa);hernia de disco e dor nas pernas; Dor apenas na perna (e/ou coxa);hernia de disco e dor na coxa; Dor na coluna e braço;hernia de disco e dor na coluna; Dor apenas no braço;hernia de disco e dor no braço e Parestesia (formigamento) na coxa e perna, sem dor e etc.
As causas mais comumente encontradas são:Trabalho físico pesado; Postura de trabalho estática; Inclinar e girar o tronco freqüentemente; Levantar, empurrar e puxar;Trabalho repetitivo; Vibrações; Psicológicos e psicossociais.
O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como Raios-X, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada.
O tratamento se baseia primeiramente na fisioterapia, pois esta sendo feita no processo inicial traz um grande beneficio para estes portadores, as principais técnicas utilizadas são: Reconstrução Músculo Articular da Coluna Vertebral (RMA). É um programa fisioterapêutico que utiliza técnicas de Fisioterapia Manual, mesa de tração eletrônica, mesa de descompressão dinâmica. Estabilização Vertebral e Exercícios de Musculação. Ele visa melhorar o grau de mobilidade músculo - articular, diminuir a compressão no complexo disco vértebras e facetas, dando espaço para nervos e gânglios, fortalecer os músculos profundos e posturais da coluna vertebral através de exercícios terapêuticos específicos enfatizando o controle intersegmentar da coluna lombar, cervical, quadril e ombro. Todas as técnicas do programa têm evidências cientifica., alem desses recursos manuais podemos complementar com eletroterapia, alonmgamnetso musculares, fortalecimentos globais e locais, acupuntura, reeducação postural global e até mesmo o Pilates que é um método que preconiza alcançar um desenvolvimento do corpo de forma uniforme, objetivando uma melhora no condicionamento físico e mental com exercícios globais, isto é, que exigem um trabalho do corpo todo, utilizando diferentes aparelhos e equipamentos. Através dos seus princípios, concentração, fluidez, controle, respiração, centro de força, postura o praticante do método irá melhora sua consciência corporal, flexibilidade, equilíbrio e força muscular.

Ft. Esp. Thiago Rizaffi Xavier
Crefito 3/8056
Atua na Clínica FisioLife, especializado em Fisioterapia Músculo Esquelética - MetroCamp
Método Pilates - Espaço Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário