quinta-feira, 19 de julho de 2012

EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO PARA CORREDORES



O alongamento antes da corrida é uma forma de aquecimento. Ajuda a preparar a musculatura para o exercício. Ele deve ser feito com pouca intensidade pois se forçar muito o atleta pode provocar uma distensão ou contratura.
O recomendado é que o atleta faça um trote leve antes de iniciar o alongamento, principalmente nos dias mais frios, para ativar a circulação sanguínea.
O alongamento depois da corrida ajuda no relaxamento muscular e evita o desconforto. Em treinos com intensidade alta ou longas distâncias, a musculatura fica estressada. Se forçar demais, pode lesionar.

                              A IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO PARA CORRIDA
O Objetivo do alongamento é tornar a caminhada ou corrida mais segura e eficiente, alongar a musculatura envolvida para o exercício, reduzir o risco de lesões e câimbras.
Em caso de articulações doloridas, executar o alongamento com maior delicadeza, respeitando seus limites. E se durante a caminhada aparecer dor na musculatura específica, executar novamente os alongamentos do inicio.

                                             EXEMPLOS DE ALONGAMENTOS:
  •  Gastrocnêmio e Sóleo (panturrilha):
 1) Apoie  suas mãos na parede e flexione o joelho de uma perna a frente do corpo, enquanto a outra fica estendida atrás, tocando o calcanhar no chão com a ponta de ambos os pés voltadas para frente. Manter um alinhamento postural na diagonal. Repita com a outra.
 2) Coloque a ponta do pé na beirada da calçada, de um ou ambos os pés e deixe que o (os) calcanhar (es) se abaixe(m), alongando os músculos da panturrilha.
  • Ísquios-tibiais:

Apoie uma perna na parede em alguma superficie em frente a seu corpo com ambos os pés voltados para a mesma direção, apoiando as mãos na perna que está apoiada na parede. Pode manter o tronco ereto também, para cima. Repita com a outra perna.
  • Quadríceps:

Apoie uma das mãos na parede e a outra segure a ponta do pé oposto, ou tornozelo. Coxas unidas. Repita com a outra perna.
  •  Coluna e Glúteos:

Separe as pernas e desça com as mãos em direção ao até seu limite. Deixe seu corpo relaxado por completo, inclusive os joelhos, deixando que a gravidade te puxe para baixo. Se estender os joelhos irá favorecer os ísquios-tibiais também.
  • Coluna e geral:

Entrelace os dedos e eleve as palmas das mãos juntas para cima, elevando os calcanhares.
Os 30 minutos que antecedem o início de uma competição ou sessão de treinamento constituem um de seus momentos mais importantes. Durante este período, o atleta deverá se alongar.
Comece a rotina de alongamentos com um leve trote de cinco a 10 minutos de duração (uma ou duas voltas na pista de atletismo). Durante os exercícios, os 10 segundos iniciais dos alongamentos compõem a fase de relaxamento, feitos de forma muito lenta e relaxada.

                                               EXERCÍCIO DE RESPIRAÇÃO:

Existe um exercício de respiração maravilhoso para dilatar os pulmões, com esse exercício você consegue respirar melhor e fadiga menos. Esse exercício é feito da seguinte maneira: (inspirar pelo nariz e expirar pela boca):

Normalmente inspiramos e a barriga “entra” e ao expirarmos a barriga “incha”, correto?

1º etapa: pois então você vai fazer o contrario, ao inspirar você vai “inchar” a barriga (contrair o abdome) e ao expirar você vai jogar a barriga para dentro, isso deve ser feito com uma boa velocidade durante uns 10 segundos, no final desses 10 segundos você suga todo o ar (sempre pelo nariz) e prende a respiração por mais 10 segundos e depois relaxa.

A 2º etapa: repete todo o trabalho de respiração mas no final dos 10 segundos você solta todo o ar( pela boca) e segura por 10 segundos. Repita esse exercício umas 4x ou até quando você achar melhor e fica tudo certo.

   

 Referência: 
 <http://o2porminuto.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=3264>(Alongamento pré e pós treino, por César Candido dos Santos, 08/09/2009)

  VIDEOS:
http://mais.uol.com.br/view/321868
                         
http://mais.uol.com.br/view/321796

Por: Maycon Douglas Alves de Oliveira
        Graduando em Fisioterapia - UNIME Salvador
         Coordenador FISIOTERALOUCOS e Assessoria Reviva Esportes



Sugestão de: Jaque Castellamary


Nenhum comentário:

Postar um comentário